Delegado de Taboão pede ajuda para manter bandidos presos
Delegado Gilson Leite durante reunião do Conseg Taboão da Serra
Na quarta reunião do Conselho de Segurança de Taboão da Serra, ocorrida no dia 24, o delegado Gilson Leite Campinas, do 1º Distrito Policial, pediu para que os moradores do município registrem boletins de ocorrências quando forem vítimas de crimes como assaltos e furtos. Ele explica que que esse procedimento ajuda a manter os criminosos presos.
Apesar de reconhecer falhas durante o registro de boletins de ocorrências, o delegado afirma que muitos bandidos acabam soltos por falhas no processo e por falta de testemunhas. “Muitas vezes o trabalho é prejudicado porque as pessoas têm medo de testemunhar”, afirma o delegado.
Já a moradora Silva Santos, assaltada mais de uma vez no município, preferiu não reconhecer os assaltantes por vários motivos, entre eles por ter sido abordada na porta de casa. Porém, o fato determinante foi o contato com os bandidos na delegacia enquanto registrava a ocorrência. “Eu não registrei queixa porque fiquei com medo. Eu fiquei do lado do assaltante”, reclama Silvia.
Para tentar minimizar falhas como essas, o delegado diz que a polícia está estudando novos mecanismos para evitar o contato entre a vítima e o acusado. “Estamos tentando não misturar vítima e bandido”, diz Gilson Leite.
Allan dos Reis | 29/9/2009 - 11h30
FONTE: "Jornal na net"